ENTENDA O QUE É A NUTRIÇÃO ESTÉTICA:




– O que é Nutrição Estética?

Uma boa alimentação reflete-se no nosso corpo todo.
A busca desenfreada pela boa forma e pela beleza vem, no entanto, tirando o foco da verdadeira importância para o nosso corpo de uma alimentação equilibrada, já que é dela que suprimos as necessidades nutricionais da pele, unhas e cabelos e de todo o corpo.
Quando isso não acontece de forma adequada, surgem as deficiências. Diversos estudos já mostraram e comprovaram que maus hábitos alimentares, com deficiências nutricionais e excesso de gordura saturada, carboidratos simples e sódio, podem causar diversas alterações estéticas.
É importante,pois, garantir que a ingestão dos nutrientes aconteça na quantidade certa, pois a falta de um deles pode causar um desequilíbrio metabólico, resultando em diversas desordens estéticas (que podem ser nas unhas, cabelos, pele, como acne, manchas, celulite, flacidez, estrias, gordura localizada, envelhecimento precoce) e em  problemas de baixo peso, sobrepeso e até mesmo obesidade.
A nutrição estética, também atua na melhora da saúde como um todo, já que é da alimentação que suprimos as necessidades nutricionais pro nosso corpo todo, mas também foca a melhora de desordens estéticas, dependendo do caso isso pode acontecer através de uma alimentação especial e de suplementação específica e individual. 


 - Qual a importância deste segmento se é sabido que uma alimentação saudável e benéfica para todo o organismo?

Uma boa alimentação é com certeza benéfica e fundamental para a saúde do corpo todo, mas levando-se em consideração que a busca pela beleza, peso ideal e juventude é cada vez mais constante entre mulheres e homens nos dias de hoje, e sabendo-se que os nutrientes adequados tem extrema importância nesse processo, a nutrição estética nada mais é do que uma maneira de nutrir o corpo de maneira adequada para poder proporcionar além de saúde, uma melhora de diversos problemas dentro da área estética.
Por exemplo: sabe-se hoje, que através de uma alimentação adequada e rica em antioxidantes e uma ingestão adequada de água e minerais, é possível adiar o envelhecimento da pele.


– O objetivo é potencializar a ação dos cosméticos? Algum alimento pode fazer isso?

Na verdade, o objetivo não é potencializar a ação dos cosméticos, mas sim, agir em conjunto com eles.
Nenhum alimento pode potencializar a ação dos cosméticos, pelo menos não diretamente, mas a partir do momento que você usa um cosmético para determinado fim, e também tem uma alimentação e/ou suplementação adequada para melhorar tal situação, você com certeza terá mais resultados.
Exemplo: Acne: Para sua diminuição, um dos métodos dermatológicos utilizados é o ácido retinóico. Sabe-se que uma das causas comuns da acne podem ser alteração hormonal, resistência a insulina, deficiência de alguns nutrientes (como o Zinco) ou disbiose.
Através da anamnese e dependendo do caso, exames bioquímicos, é possível determinar a causa e organizar a alimentação para auxiliar na diminuição da acne.


 – Este tipo de nutrição foca em algum grupo alimentar específico?

Como toda a nutrição, o foco é organizar a alimentação, para que toda a necessidade de nutrientes seja suprida, garantir que esses nutrientes estejam sendo absorvidos, e garantir que a eliminação de toxinas seja feita da forma adequada.Todos os grupos alimentares são utilizados, mas a quantidade e a constância vai depender muito de cada pessoa e cada situação.


 – Como seria uma dieta elaborada pela Nutrição Estética? Quais os alimentos essenciais?

Dieta é uma palavra que remete a restrições calóricas, o melhor termo seria plano alimentar, já que ele deve ser individualizado e levar em consideração as características de cada pessoa. 
O plano alimentar nada mais é do que uma alimentação regrada e balanceada, que tem como objetivo suprir as necessidades do indivíduo, ou regular tais situações que estejam levando a essas alterações estéticas. 
Os alimentos essenciais nesse também vão depender muito de cada pessoa e situação, mas por exemplo, no caso de uma pessoa que já está com um processo acelerado de envelhecimento da pele, os alimentos priorizados são aqueles ricos em antioxidantes, que podem variar desde frutas, verduras, fibras e alguns outros alimentos que sejam ricos em antioxidantes, como por exemplo, romã, açaí, cúrcuma, etc...


 - A anamnese é mais detalhada? Quais os fatores que são levados em consideração?

A anamnese é bem completa e leva em consideração todo o histórico dos pacientes, exames bioquímicos, alimentação habitual, sinais e sintomas, sobrecarga de toxinas, deficiência de nutrientes, avaliação de gordura corporal, massa magra, massa celular e água e também as principais queixas do paciente, que na maioria do caso, são as alterações estéticas, como aumento do peso, celulite, acne, retenção de líquido. 
Com essa anamnese é possível juntar todos os dados, e avaliar a ´principal causa da alteração estética.
É importante salientar que se você tem uma desordem estética, ela esta com certeza ligada ao funcionamento de todo o organismo, por isso, o importante é sempre melhorar o funcionamento do organismo (com uma alimentação adequada) e focar a principal causa do problema estético.